ALERTA: CASOS GRAVES DE GRIPE AVANÇAM E ESTADOS VIZINHOS DO PARANÁ DECRETAM EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação para conter o avanço de vírus como a Influenza A e o vírus sincicial respiratório (VSR). Desde o início da campanha de vacinação da gripe, o Paraná aplicou 1.929.196 doses. Nos grupos prioritários, a cobertura atual é de 36,5%. Entre as crianças, a taxa é de apenas 27,2%, abaixo da meta de 90%.

O Paraná ainda não precisou decretar situação de emergência em saúde pública, ao contrário de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação para conter o avanço de vírus da gripe, como a Influenza A e o vírus sincicial respiratório (VSR).

O Paraná tem cerca de 4,7 milhões de doses da vacina contra a gripe disponíveis, mas pouco menos da metade foi aplicada até agora. “Já usamos quase 2 milhões de doses. Ainda temos 2,7 milhões em estoque. A vacina é segura, gratuita e fundamental para evitar complicações e internações”, destaca Beto.

Para alcançar um maior número de pessoas, a Sesa está orientando os municípios a intensificar a vacinação extramuros, levando as equipes a locais de grande circulação, como feiras, escolas, igrejas e centros comerciais. “É a vacina fora da sala de vacina. É ir até onde o povo está. Essa é a nossa missão”, disse o secretário.

“Estamos vendo uma circulação intensa desses vírus em todo o Paraná. A Influenza A representa hoje cerca de 20% dos casos, e o VSR, que tem atingido com gravidade crianças pequenas, chega a 30% das amostras analisadas. O momento é crítico e exige resposta rápida”, defendeu o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Fonte: AEN/ Foto: RDA 95.9 FM

Tudo o que acontece em Pato Branco e região passa por aqui. O portal para informar sobre tudo o que passa no dia a dia em nossa região. Alô Sudoeste seu Portal da informação.

Publicar comentário