Maio Amarelo será lançado em Pato Branco na próxima segunda-feira (5)Campanha de 2025 terá como foco a responsabilidade no trânsito.

Na segunda-feira (5), às 9h30, será realizado o lançamento oficial da Campanha Maio Amarelo 2025, no Largo da Liberdade, em Pato Branco. A ação é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), em parceria com o Detran-PR e diversas instituições, e neste ano traz como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

O evento marca o início de uma série de atividades educativas e preventivas que serão realizadas durante o mês de maio, com o objetivo de chamar a atenção da população para a segurança no trânsito e reduzir os índices de acidentes, feridos e mortes.

Além do Detran e do Depatran, também participam da campanha, a Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Sest Senat, Samu, Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), empresas locais e grupos como Motoação, Zancanaro, Dragões Moto Clube, Legendários e o Grupo de Escoteiros Coroados.

Atividades educativas ao longo do mês

Durante o Maio Amarelo, serão realizadas diversas ações em pontos estratégicos da cidade, incluindo blitz educativas, palestras, oficinas, pit stops e atividades práticas com pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de ações específicas voltadas para o combate às vans escolares clandestinas.

Uma das principais novidades deste ano é a utilização do trenzinho do Sindicomércio, que circulará com alunos da segunda série do Ensino Fundamental pela Avenida Tupi. Durante o percurso, agentes do Depatran vão explicar sobre sinalização e comportamento seguro no trânsito. No final da atividade, os alunos receberão uma cartilha educativa para colorir e levar para casa.

Entre os dias 20 e 22, haverá uma ação especial nas Rede Municipal de Educação com alunos do quinto ano, abordando o risco das vans clandestinas e orientando para que levem informações e materiais explicativos para suas famílias. Outro destaque da programação será a realização de um passeio ciclístico no dia 24, em parceria com o grupo Legendários, precedido por palestra educativa, além do encerramento com o “Dia D” da Campanha, em 31 de maio, com atividades na Praça Presidente Vargas.

Importância da conscientização

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Romulo Faggion, este é um momento de conscientização, com compromisso que precisa ser diário, reforçando o papel de cada cidadão para um trânsito mais seguro.

“Cada pessoa, seja pedestre, ciclista, motorista ou motociclista, tem a responsabilidade de respeitar as leis de trânsito e agir com prudência. É uma questão de empatia e de respeito à vida. Em Pato Branco, estamos trabalhando com ações educativas e preventivas para que essa consciência se fortaleça. Nosso objetivo é preservar vidas e garantir que nossas vias sejam espaços seguros para todos.

Para a chefe da 5ª Ciretran, Maria Gorete Girardi, o Maio Amarelo é uma oportunidade para repensar hábitos e promover mudanças reais. Ela reafirma que o Maio Amarelo é um alerta para a mudança, uma convocação à consciência coletiva.

“O tema deste ano nos convida a refletir sobre o papel de cada um de nós na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. Nossa prioridade é reduzir os índices de acidentes, salvar vidas e garantir que todos possam voltar em segurança para suas casas e famílias. Agora é a hora de agir. Juntos, podemos e devemos fazer a diferença. Porque, no trânsito, cada escolha e cada decisão podem salvar vidas”, concluiu.

O movimento

O Maio Amarelo foi criado em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Inspirado pela cor amarela — que simboliza atenção e advertência —, o movimento promove ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil em diversos países.

Tudo o que acontece em Pato Branco e região passa por aqui. O portal para informar sobre tudo o que passa no dia a dia em nossa região. Alô Sudoeste seu Portal da informação.

Publicar comentário